Praiano Hotel
en-US
Dropdown icon
  • pt-BR
  • en-US
  • es
  • Structure
  • Restaurant
  • Book
  • Accommodations
  • Contact

Caranguejo: o rei das quintas-feiras

há cerca de 2 meses Por: Praiano Hotel | 2min de leitura

Quem visita Fortaleza pela primeira vez geralmente se encanta com uma tradição local: a de comer caranguejo às quintas-feiras. Neste dia da semana, centenas de bares e restaurantes ficam lotados, quase sempre com pessoas se deliciando com o crustáceo. Seja cozido ou empanado, o fato é que o caranguejo das quintas-feiras é sagrado para muitos cearenses. E claro que também é uma atração deliciosamente imperdível para os visitantes. Mas você faz ideia de como tudo começou?

Há mais de 30 anos o caranguejo reina absoluto nas noites de quinta-feira em Fortaleza. Essa história começou, mais precisamente, em 1987 em uma barraca de praia chamada Chico do Caranguejo. Por questões de logística, o dono da barraca, na época Francisco Querino Lourenço - o Chico, comprava os caranguejos do Maranhão. Então, os crustáceos chegavam na madrugada de quarta para quinta. Quinta-feira era o dia de distribuir os crustáceos para outras barracas, então, Chico aproveitava e também preparava uma caranguejada para seus amigos nesse dia.

Até que um dia, um casal de clientes antigos da barraca avisou que receberia alguns amigos de fora, mas a visita seria no meio da semana. Então, eles pediram para participar da caranguejada das quintas. Tudo a fim de mostrar para os amigos o quanto nossa caranguejada é especial. Foi aí que a ideia de ampliar a caranguejada para os clientes começou a ser divulgada. O sucesso foi grande e, na semana seguinte, ele resolveu repetir a oferta. Na terceira semana, além do caranguejo, Chico também colocou música ao vivo para tocar. E o resto, como sabemos, virou história…

A caranguejada virou tradição na cidade. Hoje em dia, ela é oferecida não apenas nos restaurantes do Chico do Caranguejo - que também cresceu e se espalhou pela cidade. De restaurantes conhecidos a pequenos bares nos bairros, a tradição da caranguejada às quintas-feiras está sempre presente. É certo que boa parte dos turistas chega em Fortaleza em busca das comidas regionais, mas se surpreende com a tradição da caranguejada às quintas. Principalmente pela fama de que o nosso caranguejo é diferente dos demais, com um tempero especial. Também, com tamanho amor pelo crustáceo, não tinha como ser diferente, não acham?

Então, quando vier nos visitar, programe uma caranguejada na quinta-feira! Pergunte em nossa recepção e vamos ter todo o prazer em indicar os melhores locais para você curtir o mais delicioso caranguejo de Fortaleza!