Avenida Beira Mar: 60 anos de histórias e evoluções
Praiano Hotel
en-US
Dropdown icon
  • pt-BR
  • en-US
  • es
  • Structure
  • Restaurant
  • Book
  • Accommodations
  • Contact

Avenida Beira Mar: 60 anos de histórias e evoluções

há 2 meses Por: Praiano Hotel | 2min de leitura

Prestes a completar 60 anos de sua construção, a avenida Beira Mar de Fortaleza é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos da cidade. Lá é possível encontrar centenas de opções de lazer, desde simples caminhadas e mergulhos na praia até restaurantes da mais alta gastronomia, além de bares para todos os gostos e afins. Mas nem sempre foi assim e hoje vamos relembrar um pouco dessa história, da qual o Praiano Hotel faz parte há 40 anos.

As obras da avenida começaram em 1961, com a construção de uma grande calçada na região. Seu primeiro nome foi avenida Getúlio Vargas, mas em 1964 ganhou o nome de Presidente Kennedy. Porém não demorou muito para ganhar seu logradouro definitivo: avenida Beira Mar. Sua construção fez crescer o turismo em torno da região. Então logo os grandes hotéis começaram a tomar conta da região, além de clubes como o Náutico Atlético Cearense, o Ideal Clube e outros.

Um espaço de grandes atrativos

Ainda em seus primeiros anos, em 1965, a avenida ganhou aquele que seria um de seus grandes atrativos: a estátua de Iracema. A obra do artista pernambucano Corbiniano Lins é uma homenagem ao centenário do livro Iracema. Mas há vários outros pontos marcantes ao longo de toda a histórica avenida, que vem passando por uma grande requalificação.

Um deles é o Jardim Japonês. Inaugurado em 2011, o espaço é uma homenagem à imigração oriental na cidade. Há ainda a tradicional Feirinha de Artesanato da Beira Mar. Nela, é possível encontrar diversos artigos, de lembrancinhas a itens de decoração, passando por comidas e bebidas, tudo típico do Ceará, perfeito para os presentes. As requalificações trouxeram, ainda, dois espigões, que permitem ao visitante se sentir “caminhando” sobre as águas. São passarelas que adentram pelo mar e, com sorte, o turista pode avistar grupos de golfinhos, principalmente pela manhã cedo ou ao por do sol.

Por fim, outro atrativo da avenida que também passou por uma grande reforma foi o Mercado dos Peixes. Agora, no local é possível não apenas comprar pescados fresquinhos, como também saboreá-los ali mesmo. Isso porque o local dispõe de cozinhas especializadas em pegar o produto recém-comprado e preparar de diversas maneiras. Depois, basta sentar em uma das mesas com vista para o mar e apreciar o visual enquanto se delicia com peixes, mariscos e frutos do mar.

Ao longo desses quase 60 anos, a avenida Beira Mar mudou bastante, mas não perdeu sua essência: a de eterno cartão-postal de Fortaleza. Hoje, possui um visual muito mais moderno e as atrações para moradores e visitantes são cada vez mais diversas. Mas o que não muda é a paixão que quem a conhece tem por ela!